domingo, 13 de maio de 2012

Atlético Mineiro, campeão do Gelo e das Montanhas

Hoje, dia 13 de maio, ocorreu a partida final do Campeonato Mineiro de Futebol. Atlético e América chegaram até a decisão com méritos. De um lado, o América passou pelo Cruzeiro de modo inconteste, com duas vitórias nas semifinais. Do outro, o Atlético chegou com o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato, jogando pelo empate devido à melhor campanha. Entretanto, o Clube Atlético Mineiro não entrou em campo pensando em empate, como ficaria nítido nos 90 minutos seguintes.

A bola começa a rolar e com poucos segundos de jogo Mancini, o habilidoso meio-campista ofensivo do Atlético, sofre uma falta. Sofreria outras ao longo do jogo e chutaria com perigo, sobretudo aos 14 minutos, quando chutou em cobrança de falta e viu a bola bater no travessão. Um pouco antes disso, no minuto anterior, China havia adentrado a área atleticana e sido puxado por Bernard, mas o árbitro não marcou pênalti.

Aos 22 minutos, Serginho, competente meio-campista defensivo do Atlético, chuta com perigo de fora da área. Nove minutos depois, o mesmo Serginho faz jogada central, iniciando no campo de defesa, partindo em direção ao ataque e tocando para Guilherme. Este avança em direção à área e chuta a bola com categoria, fazendo-a passar pelo goleiro, tocar o travessão e a trave e voltar para o meio da área, onde Serginho, aquele que iniciou a jogada, aguarda de modo oportunista para cabecear a bola para dentro do gol. O Atlético faz 1 a 0 e não parece estar nada satisfeito.

De fato, aos 39 minutos do primeiro tempo, Bernard, atuando como ponta-esquerda do Galo, avança pelo seu território, vence a dividida com o zagueiro e chuta no cantinho. A pelota beija a trave e entra. Atlético 2 a 0 no América. A Galoucura, essa torcida apaixonada que acompanha o clube do coração em suas montanhas ou mesmo nas terras alheias, essa massa que simboliza o décimo segundo jogador, a Galoucura “adentra” o campo ao emitir, a plenos pulmões, frases convictas da vitória no jogo e no campeonato. E ainda havia muita bola para rolar...

Começa o segundo tempo. Faltam apenas quarenta e cinco minutos para o fim do Campeonato Mineiro. O América precisa fazer três gols, mas o Atlético, que dominou a primeira etapa, não está disposto a defender-se. Ao ataque sempre, como deve comportar-se um time campeão. Jogando a final no lugar do artilheiro André, suspenso, Guilherme participou dos dois gols no primeiro tempo, mas sentiu dores musculares e foi substituído por Leleu. Logo aos três minutos da etapa final, este chuta no canto, obrigando o goleiro adversário a espalmar a bola em escanteio. Pouco tempo depois, Danilinho, o ágil ponta-direita atleticano, adentra a área e chuta com precisão, mas a bola é desviada pelo defensor.

O América, que atropelou uma raposa tímida por duas vezes nas semifinais, mostra que está vivo no jogo. Aos 18 minutos do tempo final, Alessandro chuta com o pé esquerdo e a bola passa a poucos centímetros da baliza atleticana. Pouco tempo depois, Giovanni, o goleiro do Galo, é requisitado novamente e defende firme uma bola cabeceada por jogador americano. O América teria mais uma chance de abrir o placar em cobrança de falta frontal, mas Meneguel ficou no quase.

O dia é mesmo de Galo. Aos 31 minutos, Bernard pega rebote na área americana, chuta com estilo e faz o terceiro gol do time, segundo gol do jogador na partida, decretando assim, de modo inegável e definitivo, a condição do Atlético como campeão do Campeonato Mineiro de Futebol de 2012. Réver e Giovanni foram soberanos na defesa, Richarlyson provou mais uma vez que sabe exercer funções variadas em campo, Serginho se mostrou forte no momento da decisão, os pontas passearam com facilidade pelos flancos e os atacantes se impuseram no território supostamente adversário.

O Galo é campeão invicto, tendo 11 vitórias e 4 empates. Campanha esplêndida de uma equipe vencedora. Todo esse lindo estado montanhoso das Minas Gerais é território atleticano. Aqui, por todo lugar, ecoa o hino do campeão dessas montanhas imponentes: o não menos imponente Clube Atlético Mineiro, Galo forte e vingador!

Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo Texto!!! GALO!!! Mais do que um time de futebol, uma filosofia de vida!!! "Lutar, lutar, lutar! Com muita raça e orgulho prá vencer!!!"